Clique aqui! Envie artigos e seja pago por isso. Saiba mais sobre.

Código de Ética Organizacional

Código de ética Organizacional é um documento que estabelece os direitos e deveres de todos aqueles que trabalham em uma organização ou pertencem à mesma classe profissional.

Código de Ética Organizacional

Código de Ética Organizacional (Foto: Discovery & Forensic)

Com base neste documento, a empresa torna legítimas suas cobranças sobre a postura daqueles que a representam.

Imagine, por exemplo, que um determinado fornecedor tenha como hábito oferecer presentes para o técnico da área de compras encarregado de conduzir as concorrências.

Esta prática pode ser vista por alguns como um simples agrado, um reconhecimento pela gentileza com que este funcionário tem feito seu atendimento.

Contudo, se um código de ética organizacional proíbe funcionários de aceitar presentes de qualquer natureza sob qualquer pretexto de fornecedores, então a empresa em questão poderá questionar o comportamento desta pessoa e até mesmo desligá-la.

Mas pra que serve o Código de Ética Organizacional?

O código de ética organizacional, conforme ARRUDA (2006, p. 526) serve para “nortear condutas, mas procedimentos específicos devem constar de normas, manuais ou políticas definidas concretamente para cada setor ou atividade”.

Veja então que o código de ética age como um “guarda-chuva” orientando de maneira geral as tomadas de decisões dos profissionais de uma organização conforme seus valores na direção de um comportamento ético.

As normas internas da organização vão relacionar este comportamento com as atividades cotidianas. Ocorre que muitos códigos de ética abrangem também esta normativa setorial.

Crédito do Texto: Livro Digital Ética no Setor Público – Código de Ética Organizacional da autora Elaine Cristina Arantes, publicado pelo Instituto Federal do Paraná para o Sistema Escola Técnica Aberta do Brasil e-Tec Brasil.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *