Clique aqui! Envie artigos e seja pago por isso. Saiba mais sobre.

Instalar Programas no Ubuntu

Para instalar programas no Ubuntu tem o utilitário aptitude, é uma excelente opção de front-end para o APT em modo texto.

O utilitário dselect é um fron-end para trabalhar com o dpkg, todas estas opções também estão disponíveis na maioria dos sistema Debian.

Instalar Programas no Ubuntu

Instalar Programas no Ubuntu (Foto: CyperPedia)

Ubuntu Linux utiliza os pacotes no formato do Debian, os famosos arquivos com .deb ( com extensão .deb), o arquivo .deb (pacotes) podem não só conter arquivos do softwares, com também ter muitas informações sobre o conteúdo do pacote.

Um software Linux pode incluir metadados com descrições, dependências, arquitetura do computador (32 bits, 64 bits), tamanho, licenciamento, e outras informações.

Como Instalar Programas no Ubuntu

Quando um sistema Ubuntu Linux está instalado, você pode adicionar, remover e gerenciar arquivos .deb, e transferir estes arquivos para qualquer outra derivação de um distribuição baseado no Ubuntu Linux, como por exemplo o Kubuntu, Xubuntu, Edubuntu, e também transferir para a maioria dos outros sistemas baseados em Debian.

A ferramenta aptitude funciona muito bem para a maioria dos casos de instalação de software noUbuntu Linux e no Debian, no entanto existem , muitas outras ferramentas para gerenciar estes pacotes, eu particularmente prefiro o APT, aqui no curso de linux nós vamos ver todas estas ferramentas.

Abaixo um pequeno resumo das ferramentas disponíveis para manipular pacotes no Linux, em distribuições derivadas do Debian Linux, é claro.

Já comentei em Comparando Ubuntu Linux com outras distribuições Linux, que sistemas basedos no RedHat utilizam o rpm, que não veremos agora.

Principais Ferramentas para Instalar Programas no Ubuntu

APT

Vamos utilizar o APT para baixar e instalar pacotes a partir de repositórios online.

O APT pode ser chamado com o comandos apt-get, apt-cache, e assim por diante, podem ser usados para instalar pacotes localmente também, no entanto, é normalmente utilizado para trabalhar com o software online, ou seja em, repositórios online, como por exemplo o site o Ubuntu Linux.

dpkg

Vamos utilizar o dpkg para fazer a instalação de pacotes .deb localmente, ou seja, aqueles pacotes que você poderá baixar de um site, ou utilizar a partir de um CD-ROM da distribuição.

aptitude

Vamos utilizar o comando aptitude para trabalhar com pacotes .deb em repositórios online.

A aptitude é a ferramenta mais recomendada porque é “semi-automático”, ele cuidar de algumas tarefas que você deveria fazer manualmente se estiver trabalhando com o dpkg ou o APT.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *