Clique aqui! Envie artigos e seja pago por isso. Saiba mais sobre.

Linux Ubuntu

Quer utilizar o Linux Ubuntu no trabalho todos os dias? O Linux Ubuntu pode ajudar o seu currículo, e valorizar o seu perfil profissional.

Este tutorial de linux, é destinado principalmente a usuários e administradores de sistemas.

Linux Ubuntu

Vai ajudar a melhorar e mostrar rapidamente como encontrar e instalar softwares no Linux Ubuntu, assim como atualizar, manter e controlar a segurança do seu sistema.

Vamos mostrar a maneira mais eficiente de utilização de Ubuntu no trabalho, com algumas das ferramentas poderosas que estão ao seu alcance.

Sobre o Linux Ubuntu

O objetivo deste tutorial de linux ubuntu, é descrever de forma fácil e rápida conteúdos como:

Comandos

Comandos Linux, trabalhar direto no console, na linha de comando mesmo, demonstrando exemplos inteligentes de forma úteis para navegar pelas vezes assustadoras linha de comando do Linux.

Trabalhar com repositórios de Software

Métodos para fazer download e instalação de software personalizado, que são utilizados por sistema Linux Ubuntu / Debian.

Recursos adicionais

Mostrar como encontrar informações úteis sobre Ubuntu, tais como listas que você pode inscrever-se, e outros recursos.

Como encontrar documentação local no linux

Vou mostrar como usar a ferramentas, e sempre ter ajuda sobre comandos e recursos.

Em fim, vamos ver como administrar um sistema linux, administrando serviços e servidores tudo via linha de comando.

Como a idéia é aprender a administrar servidores linux, neste curso de linux não haverá um grande número de screenshots. O que você vai aprender é um caminho mais rápido para usar o seu sistema Ubuntu Linux, Debian Linux, assim como o Linux em geral.

Ubuntu, Debian e Linux (Linux Ubuntu)

Ubuntu é um sistema operacional baseado no Debian GNU / Linux (www.debian.org/). Debian início na década de 1990, e devido à sua maturidade, é considerado uma distribuição Linux líder em termos de estabilidade e segurança.

O Debian também é conhecido para por sua forte adesão ao software livre (www.debian.org/intro/free). E o Ubuntu foi formado com esta base.

Debian deu origem não só para Ubuntu, mas muitas outras distribuições Linux, as lista completa de distribuição pode ser vista em (www.debian.org/misc/children-distros):

Xubuntu – Utiliza o desktop Xfce, sistema baseado no Ubuntu.

Kubuntu – Utiliza o desktop KDE, sistema baseado no Ubuntu.

Edubuntu – Um derivado Ubuntu para escolas.

Knoppix – Com desktop KDE, é um live CD baseada no Debian.

Kanotix – É um Debian live CD.

Damn Small Linux – Pequeno (50MB) live CD baseado no Knoppix.

Mepis – Live CD baseada no Debian e Ubuntu.

Xubuntu, Kubuntu, Edubuntu tem a mesma base da distribuição Ubuntu, a única diferença é o padrão dos desktops, por exemplo o Kubuntu utiliza o KDE Desktop e Adept Package Manager, que não estão instalados no Ubuntu, mas se você quiser tem como instalar é claro.

Edubuntu é voltada para aplicações educacionais, muitas aplicações não são instalados por padrão no ubuntu, nem precisa estar.

Como o Debian e Ubuntu são sistemas de código aberto, com muitos softwares construídos sobre a Licença GNU GPL (www.gnu.org/copyleft/gpl.html), qualquer pessoa pode visualizar seu código fonte, modificar, e distribuir livremente essas alterações.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *